Esta é já a nova edição da Festa da Cereja na Maia, especificamente cereja de Resende, e decorre entre os dias 10 e 12 de junho.
Começou esta sexta-feira, dia 19 de junho, a Festa da Cereja, organizada pela Junta de Freguesia da Cidade da Maia. A iniciativa decorre durante três dias, conta com muita cereja e inclui show cooking.
Olga Freire, presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, explica que esta iniciativa surge de um desafio lançado à Câmara Municipal de Resende, com o objetivo de dinamizar o Zoo da Maia e criar laços de cooperação com Resende. Por esta razão, o evento recebeu logo no primeiro dia a visita do Presidente da Câmara Municipal de Resende e do Presidente da Câmara Municipal da Maia.
A autarca garante que esta festa é para manter, até porque tem vindo a crescer de edição para edição, confidenciando que já falou com vereadores da Câmara de Resende para assinalar a próxima edição, que será a décima.
Quanto ao público, que segundo Olga Freire seria maioritariamente maiato durante as primeiras edições, agora já começa a ser maioritariamente de fora do concelho.
Já Manuel Trindade, presidente da Câmara de Resende garantiu que este evento constrói laços de amizade com a Maia, sendo um intercâmbio de conhecimento, de apresentação de produtos locais, sublinhando que a cereja é a atividade agrícola que mais contribui para a sustentabilidade económica de Resende.