Com vista a promoção e valorização dos Resíduos Urbanos Biodegradáveis, nomeadamente dos resíduos de jardim e resíduos alimentares presentes nos resíduos indiferenciados, e com potencial de compostagem, a Maiambiente continua a investir no alargamento da sua recolha.
Por força do alargamento do serviço de recolha de resíduos alimentares, as quantidades recolhidas no município da Maia tiveram um acréscimo de 93% face ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a Maiambiente, “atualmente, a implementação da recolha seletiva destes resíduos já abrange cerca de 16.000 clientes do setor residencial – 2.000 habitações uni/bifamiliares e 14.000 habitações integradas em 500 edifícios de habitação coletiva e 300 clientes do setor não residencial (Canal HORECA). Até ao final deste ano, mais de 25.000 habitações ficarão abrangidas por este tipo de recolha, o que representa cerca de 58.000 habitantes”.
Relativamente aos resíduos de jardim, a comunidade maiata pode participar na recolha seletiva destes resíduos, solicitando a recolha porta-a-porta através do preenchimento do formulário disponibilizado no site da Maiambiente ou entregando nos cinco Ecocentros existentes no concelho (Águas Santas, Avioso, Folgosa, Nogueira e Moreira) dedicados para o efeito.
A Maiambiente termina garantindo que “estes resíduos são depois encaminhados para compostagem, dando origem a um composto orgânico de alta qualidade. Por esta razão, não podem ser recolhidos juntamente com os resíduos indiferenciados”.