Foi apresentada publicamente no dia 22 de junho a 7.ª edição do Open House Porto, que irá acontecer entre os dias 2 e 3 de julho.
Após dois anos suspenso por causa da pandemia, o Open House Porto regressa com visitas a 74 espaços nas cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Gaia.
A cerimónia foi abrilhantada por um breve apontamento musical ao cargo do Quinteto de Cordas do Conservatório de Música da Maia.
Sob o tema da “Casa”, o Open House Porto 2022 vai “(re)visitar a Casa enquanto lar e espaço último de intimidade” mas também lançar “um olhar mais atento a essas outras Casas comuns – umas mais do que outras – no interior das quais, hoje como ontem, a arquitetura e os arquitetos são decisivos”.
Segundo as palavras dos curadores, se alguns desses espaços desta 7ª edição “são equipamentos e infraestruturas de usufruto coletivo […], “outros são de acesso mais restrito”, incluindo-se também “espaços bastante concorridos no dia-a-dia. Mas não para visitas especiais como as que ocorrerão neste fim de semana”.
No Município da Maia serão 11 os espaços a visitar; Casa da Maia, Casa em Moreira, Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, Casa no Lugar da Várzea I, Centro de Documentação João Álvaro Rocha, Casa TT na Maia, Fórum da Maia, Torre Lidador, Quinta dos Cónegos, Parque Urbano de Moutidos e Silos 3ÁS.