No passado dia 11 de julho, realizou-se na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, a eleição para as mesas da secção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Secção da Ação Climática.
Marta Peneda, atual Vereadora dos Pelouros da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia da Câmara Municipal da Maia, foi eleita para ocupar o cargo de 1ª Vice-Presidente da Mesa da Secção da Ação Climática.
De acordo com Marta Peneda, “é com orgulho e enorme sentido de responsabilidade que vi a Maia ser eleita Vice-Presidente da Mesa de uma Secção tão importante como aquela que agora se constitui, na ANMP. Desta vez, com a nobre missão de, com todos os municípios associados, reforçar o poder local no combate àquela que é, definitivamente, a maior ameaça atual da humanidade». A agora 1ª Vice-Presidente da Mesa da Secção da Ação Climática destaca o facto de “existir o dever acrescido de pugnar por uma ANMP mais forte, proativa, coesa e dinâmica que, verdadeiramente, defenda o superior interesse de todos que, neste caso, é o da nossa casa comum. A nossa casa maior”.
As secções de municípios estão registadas no artigo 25.º dos estatutos da ANMP com “o objetivo de agrupar municípios com especificidades afins e interesses comuns“. A associação ainda chama a atenção o facto de a adesão a cada secção ser “voluntária e não envolver pagamento de qualquer montante adicional à quota de associado da ANMP”.