Portugal está a preparar um plano de poupança de energia que inclui medidas obrigatórias de forma a cumprir as metas acordadas, avançou o “Expresso” esta quarta-feira, dia 3 de agosto.
De acordo com o mesmo jornal, que cita o Presidente da Agência para a Energia (ADENE), Nelson Lage, está a ser preparado um “plano de poupança de energia e eficiência hídrica”, elaborado a pedido do Governo.
No plano em causa constam metas, objetivos, medidas obrigatórias nas casas, transportes, comércio e indústria, de modo a que Portugal consiga cumprir a sua parte do acordo de poupança de energia, estabelecido com a Comissão Europeia.
Nelson Lage quer ter o plano pronto a apresentar ao Governo nas próximas “duas ou três semanas”, estabelecendo medidas de poupança de energia que terão um caráter provisório e outras que poderão ser “permanentes”.
Como informa o “Expresso”, as medidas a implementar vão focar-se em sete áreas: indústria; edifícios residenciais; comércio e serviços; Administração Pública; mobilidade, transportes e frotas; formação e qualificação, com vista a uma melhor gestão dos recursos; informação e sensibilização. Estão previstas coimas para quem não as cumprir.
“Não será só uma campanha de sensibilização, haverá medidas focadas nos vários setores, do consumidor individual à indústria”, sublinha o responsável ao “Expresso”.