A Câmara Municipal de Matosinhos quer que, até 2026, esteja executada a ligação ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, na Maia.
À Agência Lusa, o município Matosinhense justificou a opção por um metrobus até ao aeroporto com acessos e ligações mais rápidas aos concelhos vizinhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), ao contrário do que acontece atualmente com a estação do Senhor de Matosinhos. A autarquia pretende “uma ligação direta ao transporte metropolitano (no presente) e rede ferroviária (no futuro) na envolvente ao aeroporto”.
“A estação de metro do Senhor de Matosinhos dista 35 minutos do centro do Porto, 1h20 da Póvoa de Varzim e 52 minutos do centro da Maia. Por sua vez, a envolvente ao aeroporto fica a uma distância de 27, 40 e 35 minutos, respetivamente”, refere a Câmara de Matosinhos em resposta enviada à Lusa. É “essa vantagem comparativa, para além da proximidade, que justifica este estudo preliminar de ligação à rede do Metro a nascente e não a sul”, explicou o Município.
Para a autarquia, são prioridades, “no âmbito metropolitano, as linhas de Bus Rapid Transit (BRT – vulgo metrobus) ao aeroporto e Boavista, e de metro ao polo universitário via São Mamede de Infesta”.
Leia também: