Neste novo espaço de eleição, há bacalhau para todos os gostos, com interpretações originais desta tão nossa iguaria, e uma mercearia fina, com produtos tradicionais cuidadosamente selecionados.
Diz-se que há mais de mil formas de cozinhar bacalhau. A Mercearia do Bacalhau não é exceção e, concentrando-se na qualidade, propõe um misto entre pratos mais tradicionais e misturas mais inusitadas, com um toque contemporâneo.
Este novo espaço, que abriu recentemente na cidade da Maia (Porto), procura ser uma ode ao Bacalhau e presentear os clientes com a melhor seleção do nosso fiel amigo, bem como com os melhores ingredientes, invariavelmente ricos e frescos, que muito o enaltecem.
O projeto tem a assinatura do empresário Pedro Maia, detentor de outros conhecidos espaços no Norte do País, tais como o Coreto, a Biferia e a Casa de Repasto, a que se junta Aldo Maia, empresário do setor da comunicação.
Já no início do presente ano, Pedro Maia apresentou a Biferia, tendo anunciado mais três restaurantes para o segundo semestre: “um restaurante dedicado ao Bacalhau, que irá ter no seu interior uma mercearia tradicional dedicada à iguaria; um restaurante asiático criado em torno dos sabores do Mar de Andamão e do Golfo da Tailândia; e um terceiro, em parceria com outros conhecidos empresários da restauração, num tributo ao melhor da cozinha do Norte de Portugal”.
Como se pode depreender, a construção de um espaço distinto e a procura da melhor qualidade não é algo novo para os responsáveis, que decidiram apostar pela primeira vez num restaurante dedicado ao peixe.
O menu da Mercearia do Bacalhau apresenta para entrada, entre outros, Bolinhos e Pataniscas de Bacalhau, Sopa Rica de Peixe e Bacalhau e Punheta de Bacalhau. Nos pratos principais destacam-se a Feijoada de Bacalhau e claro, o Bacalhau à Posta, escolhido criteriosamente e selecionado por peso e cura, seja ele Grelhado, Confitado, Assado ou Frito. Apesar do Bacalhau ser o Rei da casa, existem saborosas alternativas, com inspiração tradicional, tais como a Posta de Vitela e o Taco de legumes com salicórnia e algas.
Para sobremesa, as sugestões passam pelo Pudim Abade de Priscos, o Bolo Mousse de Chocolate e pelo Pão de Ló com Pêra Bêbada em Moscatel Roxo. Já a extensa carta de bebidas é composta por mais de 50 referências distintas de vinhos nacionais, com foco em pequenos produtores, a que se juntam os obrigatórios cocktails e sangrias.
Com uma decoração confortável e luxuosa, os materiais selecionados fortalecem o conceito, numa ligação harmoniosa entre o passado e o presente. Os mármores frios das mesas são iluminados por elegantes candeeiros de vidro ornado, que deixam correr e destacar o dourado da luz, tal e qual como o tom do azeite que coroa o bacalhau.
Na Mercearia do Bacalhau, como o nome indica, há ainda lugar para uma mercearia fina, recheada com os melhores produtos tradicionais, cuidadosamente selecionados, providenciando uma autêntica viagem no tempo, em direção ao conceito quase perdido da mercearia fina de antigamente. Dos enlatados aos frutos secos, promete relembrar sensações, cheiros e sabores das clássicas mercearias que, em crianças, visitávamos na altura do Natal, para comprar o rei da festa, o Bacalhau.
A Mercearia do Bacalhau tem capacidade para 48 pessoas, estando de portas abertas todos os dias, entre as 12.00h e as 15.00h para o almoço e das 19.00h às 23.59h para o jantar. Esta casa dedicada ao bacalhau fica situada na Rua Ângela Adelaide Calheiros Carvalho Meneses, n.º 266 – 4470-177 Cidade da Maia. As reservas podem ser feitas por telefone, para o 915084351 e também diretamente no website, em merceariadobacalhau.pt .
Mercearia do Bacalhau
Rua Ângela Adelaide Calheiros Carvalho Meneses, 266
4470-177 Cidade da Maia
www.merceariadobacalhau.pt
+351 915 084 351