O preço dos combustíveis desce esta segunda-feira, dia 5 de setembro. Gasóleo baixa 6,5 cêntimos por litro e a gasolina 7.
Depois da subida de preços na semana passada, os combustíveis continuam num “sobe e desce” constante. Desta vez, nas principais petrolíferas nacionais, a evolução das cotações em euros aponta para uma queda dos preços em até 6,5 cêntimos por litro no gasóleo e 7 cêntimos por litro na gasolina.
Assim, encher o depósito do automóvel com cerca de 60 litros de gasóleo passa a custar menos 3,9€. Relativamente à gasolina, o desconto é maior, passando a custar menos 4,2€.
Estas descidas são fruto das alterações da cotação do barril de Brent (valor de referência do petróleo), que agora é negociado abaixo dos 93 dólares.
Juntamente com esta descida, o Governo decidiu ainda prolongar as medidas para diminuir o impacto do aumento dos combustíveis, aplicando assim, no mês de setembro, o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%. Segundo as contas do Ministério das Finanças, a diminuição da carga fiscal é de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina.