O Coração de D. Pedro IV regressa ao Porto esta sexta-feira para estar em exposição, no sábado e no domingo, no Salão Nobre da Irmandade da Lapa.
Depois de ter sido levado até Brasília e de ter estado em exposição no decorrer nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, o Coração de D. Pedro IV regressa ao Porto. Durante o fim de semana, estará exposto, pela segunda e última vez, no Salão Nobre da Irmandade da Lapa.
O primeiro momento em que o Coração de D. Pedro IV esteve exposto decorreu nos dias 20 e 21 de agosto e, segundo a Câmara Municipal do Porto, foi visitado por mais de seis mil pessoas. Depois desse momento, seguiu para Brasília, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que o entregou a Jair Bolsonaro na cerimónia de receção no Palácio do Planalto, com direito a honras militares.
Agora, o segundo momento decorre este fim de semana, dias 10 e 11 de setembro e, juntamente com a exposição do Coração de D. Pedro IV, a Irmandade da Lapa vai inaugurar, este sábado, uma exposição, de seu nome “D. Pedro IV: um coração, uma vontade”, que reúne “peças históricas inéditas relacionadas com a doação do monarca à cidade do Porto”. Poderá visitar a exposição até ao dia 12 de setembro.
No domingo, às 16h30, depois de encerrada a exposição principal, vai ter lugar a cerimónia oficial da guarda do coração na Igreja da Lapa, presidida pelo presidente da autarquia, Rui Moreira.