A Câmara da Maia apresentou, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, um novo serviço de transporte, o Mobus.
Este novo serviço, apenas uma das vertentes do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Maia, tem como objetivo impulsionar o uso de transporte público e de meios alternativos e mais sustentáveis.
O novo transporte pretende “complementar a oferta atual dos transportes e promover a equidade destes serviços”, afirmou o vereador da Mobilidade da Câmara da Maia, Mário Nuno Neves.
“A ideia surge da necessidade, há áreas do concelho que não têm tanta oferta de transportes. Isto é uma medida que promove a equidade dos serviços que prestam”, acrescentou.
O Mobus, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Maia, junta-se a medidas previstas que foram recentemente reveladas como o alargamento de vias pedonais, o uso da bicicleta e a promoção da intermodalidade, incluindo um novo sistema de estacionamento.
Hugo Martins, da Maia Transportes, empresa que vai operar este novo serviço de transportes, garante que “não se compara com o funcionamento dos táxis, pois o Mobus tem pontos de recolha e de saída pré-determinados”.
Apesar de apenas estar em serviço um único veículo, “este é um serviço para o nicho, para locais com pouca densidade populacional. Ainda assim, há mais autocarros disponíveis”, acrescentou Hugo Martins.
Ainda assim, o responsável da Maia Transportes avança que “com o crescimento do serviço, pode surgir a integração do transporte na plataforma Andante”.
O novo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Maia, que poderá ser alcançado e concluído num espaço de entre cinco a sete anos, tem como finalidade “a racionalização do uso do automóvel, criando condições mais favoráveis para que a população se possa deslocar de forma cómoda e utilizando meios de transporte que não contribuam para piorar os fenómenos do meio ambiente”, garantiu Mário Nuno Neves.
O novo serviço apenas funcionará mediante reserva, sendo que os interessados terão de marcar a viagem no dia anterior, até às 17 horas, através do site ou do número 227667046, mencionando o local de recolha que pretendem. De forma a que os utilizadores saibam da confirmação da viagem, esta será enviada através do e-mail, sendo que o pagamento será de 2€ e terá de ser feito ao próprio motorista que estará ao serviço.