Hoje, dia 11 de novembro, é Dia de São Martinho, uma das celebrações que marca o início do outono.
O Dia de São Martinho, também conhecido como o Dia do Magusto, exige celebrar-se a data com um magusto, que consiste em castanhas assadas. A tradição diz também que, neste dia, as pessoas costumam se reunir para celebrar a data para comer castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
Lenda de São Martinho
A Lenda de São Martinho conta que, num certo dia, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal.
O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo a pedir esmola. Para proteger o senhor do frio, Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma das metades ao mendigo. Nesse momento, o tempo começou a aquecer, como recompensa a Martinho, graças à sua bondade perante o mendigo.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho, sendo que este acontecimento é popularmente conhecido como o “Verão de São Martinho”.
Para culminar as histórias e mitos, há ainda quem diga que a origem dos magustos está no Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro. Pensa-se que se preparavam mesas com castanhas para que os espíritos dos familiares que já haviam morrido aparecessem e as pudessem comer.