Muito se fala do mercado de financeiro e do quanto ele é importante. Neste mercado são negociadas moedas estrangeiras, matéria-prima (commodities) e diversos ativos, entre títulos, ações, entre outros, e dessa forma o mercado de investimentos permite que o fluxo de capital contribua para o equilíbrio e o avanço da economia do país.
O aumento da população idosa faz com que cada vez mais as pessoas planeiem para o futuro e mostrem um interesse cada vez maior em investir parte do seu património ou fundos de reservas. Quando iniciamos o investimento neste mercado os motivos são os mais diversos, porém como regra geral, começamos a poupar e investir dinheiro para adquirir um rendimento extra, seja a curto prazo – realizar um sonho, ou a longo prazo – garantir uma soma monetária para uma reforma confortável e tranquila financeiramente.
Antes de começar a investir
As opções de ativos para começar no mercado de investimentos são inúmeras, porem antes de começar a investir em ativos é preciso estudar, traçar estratégias e definir metas e objetivos, se um dos objetivos é garantir uma reforma tranquila, tenha atenção aos prazos dos ativos que pretende negociar.
Descobrir qual é o seu perfil de investidor é importante e mostrará o grau de risco no qual se encaixa e ao qual é mais tolerante.
É fundamental manter-se atualizado e acompanhar os movimentos deste mercado, já que ele é volátil, com muitos altos e baixos. Gráficos e indicadores ajudam no planeamento das suas aplicações, mostrando as tendências do mercado, um desses indicadores que auxiliam a projetar as suas aplicações é o fibonacci trader.
Fundos de investimentos: o que são?
Os fundos são um ativo do mercado financeiro, este funciona com um gestor que seleciona diversos títulos onde o investidor compra uma fração ou cota, é uma espécie de carteira recomendada onde o investidor não precisa de escolher qual o ativo que será negociado. É um tipo de ativo prático principalmente para os iniciantes e os que possuem pouca experiência.
Fundos de investimentos imobiliários
Os fundos de investimentos imobiliários estão em alta no mercado apresentando diversos graus de risco, são constituídos por ativos do setor imobiliário, tornando-se uma excelente opção para diversificar os seus investimentos. O património é divido em partes iguais entre os investidores.
Fundos de índices – ETFs
Os ETFs acompanham o movimento de um determinado índice do mercado, com a finalidade de repetir um indicador. Podem ser usados índices de bolsas estrangeiras como NASDAQ100, FTSE100 ou Dow Jones. A carteira é composta por uma ou diversas moedas. Neste fundo a negociação é feita num fundo passivo e não diretamente sobre a moeda.
Fundos de ações
É um fundo de rendimento variável para investidores que desejam investir em ações. Neste fundo existem inúmeras estratégias a serem utilizadas. É possível encontrar opções de estratégia em negociações a curto prazo bem como em dividendos.
Fundos cambiais
Esse tipo de fundo realiza os investimentos em ativos que estão ligados às moedas estrangeiras. Tendo como finalidade a proteção contra as variações da moeda nacional diante de uma moeda estrangeira com maior força económica. Normalmente este fundo é de longo prazo, no entanto, eles também podem ser de curto prazo.
Fundos multimercado
Está entre os fundos mais flexíveis disponível no mercado. Os critérios apresentam menos restrições e o leque é mais amplo para eleger os ativos, permitindo uma adaptação maior ao mercado. Existem diversas classificações de risco nesse fundo, desde os mais conservadores até os mais arrojados.
O mercado de investimentos tem disponível diversos tipos de fundos de investimento. As divisões desses fundos acontecem para que os investidores visualizem melhor a estratégia de cada um deles. Com a diversificação dos fundos de investimento, eles alcançam todos os tipos de objetivos e perfis de investidores. Não invista por impulso, siga as suas estratégias e planeamentos para evitar comprometer o seu rendimento e correr riscos desnecessários