A Proteção Civil colocou em aviso laranja todos os distritos de Portugal Continental, à exceção de Bragança, devido ao mau tempo, e voltou a pedir à população para realizar o mínimo de deslocações possíveis.
“Face ao quadro meteorológico foi decidido, no Centro de Coordenação Operacional Nacional, elevar para o estado especial de nível laranja todos os distritos, com exceção de Bragança”, disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes.
O comandante nacional avançou que, entre terça-feira e a madrugada de quarta-feira, vai continuar a precipitação forte, podendo surgir ainda trovoada, estando também previsto a ocorrência de fenómenos com “alguma complexidade ou fenómenos extremos de vento”.
Desde as 00:00 desta terça-feira, foram registadas cerca de 1.463 ocorrências, tendo a maioria ocorrido na zona de Lisboa e estão relacionadas com inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terras.
A Proteção Civil enviou, esta tarde, uma nova mensagem de texto a alertar para a “continuação de risco de cheias e inundações”. “Proteja-se”, lê-se também no SMS, apelando ainda ao cumprimento das “recomendações das autoridades”.
Já ao final da tarde, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) reduziu de laranja para amarelo o aviso meteorológico de precipitação para os distritos de Lisboa e Setúbal.