O Ranking anual AirHelp Score 2022 considerou o Aeroporto de Pedras Rubras um dos 10 melhores da Europa, sendo também o melhor português, com pontuação global de 7,67 em 10.
“Importa ainda referir que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro se encontra na 54.ª posição e é a quinta maior subida em relação a 2019, principalmente devido ao melhor desempenho no ponderativo ‘pontualidade’”, refere a nota enviada às redações.
No primeiro lugar da lista está o Aeroporto Internacional de Tóquio Haneda, com uma pontuação global de 8,83. Segue-se o Aeroporto de Recife, no Brasil, com uma pontuação de 8,52. A fechar o pódio está novamente um aeroporto nipónico, o Aeroporto Internacional de Narita (Tóquio), com 8,49.
Por sua vez, o Aeroporto de Lisboa foi considerado um dos piores do mundo, com uma classificação de 6,75 surge no 143.º lugar. Já o aeroporto de Faro soma, globalmente, 7,21 pontos.
Como é feita esta avaliação?
De acordo com o comunicado, a “classificação AirHelp Score existe desde 2015, baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerada a mais abrangente e precisa da área. Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto”.
“Para criar este ranking, a AirHelp utiliza as melhores fontes de dados, incluindo a sua base de dados de estatísticas de voo, que é uma das maiores e mais completas do mundo, com dezenas de milhares de avaliações de clientes, e a sua própria experiência, que a levou a ajudar mais de 10 milhões de passageiros, em todo o mundo, a processar compensações após uma interrupção de voo”, refere Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista que representa a organização em Portugal.