O Fórum da Maia vai receber, entre os dias 10 e 31 de janeiro de 2023, a exposição dos projetos resultante das candidaturas admitidas na primeira edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha.
Este galardão resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia, em parceria com a APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, e com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte.
De acordo com a autarquia, o prémio é não pecuniário e tem como objetivo valorizar, reconhecer e promover edificações e espaços públicos localizados no município da Maia que se destacam pela sua qualidade arquitetônica e urbanística, bem como pela sua função social, cultural e inserção urbana.
Arquiteto português, João Álvaro Martins da Rocha nasceu a 10 de janeiro de 1959, em Viana do Castelo. No concelho da Maia tem diversas obras e projetos com o seu cunho, como por exemplo casa no lugar da Várzea, Vermoim, Maia, I e II (1988-1993), III (1997-); PER em diversos pontos do concelho, num total de cerca de 340 fogos (apartamentos); o Centro de Apoio ao Empresário (CAE), o edifício de armazenagem Sogenave; o Parque de Lazer de Moutidos (1997-2001); a intervenção no Palacete da Quinta da Gruta e áreas envolventes, que inclui um auditório, parque e áreas ajardinadas, bem como uma escola de Educação Ambiental; o Parque Urbano de Quires, Maia (2001-); e três estações do Metro do Porto.