O Maia Basket iniciou 2023 com uma deslocação a Ponte de Sor, para defrontar o Elétrico. Ao contrário do que aconteceu na Maia, a equipa de Rui Gomes perdeu por 74-68.
A 10ª jornada da Proliga colocou frente a frente Maia Basket e Elétrico, em Ponte de Sor, Região do Alentejo. Na primeira volta, o conjunto maiato saiu por cima, e venceu por 81-69. Desta vez, a história foi diferente. O primeiro período foi de domínio total por parte da equipa alentejana (19-9), mas um segundo período mais inspirado por parte da equipa maiata (20-27) trouxe algum equilíbrio à partida e ao intervalo a diferença era de apenas 3 pontos (39-36). A segunda parte (8-18) começou no embalo do segundo período, e aos poucos a equipa liderada por Rui Gomes construía a sua vitória. Contudo, no último e derradeiro quarto, um parcial de 27-14 terminou com as esperanças maiatas e consolidou a vitória do Elétrico. O jogador mais valioso do conjunto “redblue” foi João Guerreiro, com 16 pontos, 5 assistências e 4 ressaltos (21 pts de valorização).
Seniores Femininas do Maia Basket perdem na receção ao Guifões SC.
A 10ª jornada da I Divisão Feminina opôs velhos conhecidos, Maia Basket e Guifões. Depois de uma vitória do conjunto maiato em Guifões, desta vez a vingança foi servida pelos 29 pontos de Jaelyn Tweedy, atleta mais inconformada da equipa forasteira. A equipa do Maia Basket não entrou da melhor forma na partida, e o resultado ao intervalo (26-36) demonstrava que, apesar de uma vantagem recuperável, a formação da casa não estava tão ligada ao jogo o quanto devia. O início da segunda parte reduziu para metade os pontos que a formação maiata trazia de desvantagem (14-9) e dava algum alento para o último e derradeiro quarto. Com mais um parcial de 5 pontos à maior (12-17), a formação do Guifões conquistou os 2 pontos na Maia. Na equipa “redblue”, Ana Madureira foi a jogadora mais valiosa, com 14 pontos e 10 ressaltos (13 pts de valorização).
Juvemaia vence Académico FC após 2 prolongamentos na I Divisão Masculina.
Dois prolongamentos foram necessários para desvendar o vencedor da partida entre o Juvemaia e o Académico FC. O Pavilhão Municipal de Nogueira serviu de casa emprestada do Académico, o que trouxe uma pequena vantagem ao conjunto maiato, apesar de jogar sob a condição de visitante. Cedo se percebeu que o equilíbrio ia ser uma constante e que a qualidade individual teria de sobressair para encontrar um vencedor. O primeiro período (18-19), foi o esboço da partida, apesar de no segundo (23-10), o conjunto do Académico ter conseguido chegar ao intervalo a vencer por 12 pontos. A segunda parte demonstrou uma atitude rejuvenescida da equipa da Maia, e um ligeiro ascendente permitiu encurtar distâncias para o último período (17-23). No último quarto, outro parcial de 6 pontos à maior (13-19), ou melhor, um triplo de Fábio Soares (Juvemaia), a poucos segundos de soar a buzina, levou o jogo a prolongamento. Após o primeiro prolongamento (10-10), foram precisos mais 5 minutos extra para encontrar vencedor. Nessa altura levou a melhor o Juvemaia, que venceu com um parcial de 9-13. Desta forma, o resultado final fixou-se em 90-94. O MVP da partida foi Kevin Sousa, da equipa da Maia, que apontou 31 pontos e conquistou 6 ressaltos (29 pts de valorização).