Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o concelho da Maia é o segundo destino mais procurado por trabalhadores e estudantes, perdendo apenas para o Porto.
Todos os dias, mais de 42 mil pessoas entram na Maia para trabalhar ou estudar, enquanto mais de 40 mil pessoas saem do concelho, segundo os dados citados pelo Jornal de Notícias.
O município, que possui um grande parque industrial, o ISMAI Universidade da Maia e o IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia, recebe cerca de 27 mil pessoas dos municípios do anel central da Área Metropolitana do Porto, com destaque para Matosinhos, com mais de sete mil pessoas, seguido de Valongo e Gondomar, com seis mil e cinco mil pessoas, respetivamente.
A Maia faz fronteira com três dos quatro concelhos que mais enviam trabalhadores e estudantes para o município. Ainda de acordo com o JN, apesar do saldo positivo, a falta de transportes adequados ainda é um desafio para garantir a fluidez nas deslocações. Ainda assim, o concelho da Maia está na 3ª posição entre os municípios do Grande Porto cujos moradores perdem menos tempo nas deslocações diárias, depois do Porto e de Matosinhos.