A 12ª Jornada da Proliga terminou da pior forma para o Maia Basket. Em Ílhavo, frente ao Illiabum, a formação maiata perdeu por 72-67.
O início do jogo sentenciou o rumo da partida. Uma entrada em falso (17-7) permitiu ao Illiabum adiantar-se cedo no marcador, e a equipa de Rui Gomes tinha de correr atrás do prejuízo para conseguir a vitória. Depois de terem entrado mal na partida, o jogou começou a equilibrar-se, até mesmo com um ligeiro ascendente maiato no segundo e terceiro períodos (15-17 e 22-24). O último e derradeiro quarto, também vencido pelo Maia Basket (18-19), não chegou para travar a formação de Ílhavo. Na formação maiata, o destaque foi Tiago Almeida, com 24 pontos e 9 ressaltos (24 pts de valorização).
Maia Basket vence SC Braga na I Divisão Feminina.
O Maia Basket deslocou-se na passada segunda-feira, dia 23 de janeiro, à Cidade de Braga para defrontar o SC Braga. A equipa maiata, tal como tem sido habitual, entrou com o pé esquerdo no encontro, e saiu do primeiro período a perder por 15-8. O segundo quarto já foi mais equilibrado, apesar de para o intervalo a equipa maiata estar em desvantagem por 33-24. Depois do intervalo, sangue novo por parte da equipa maiata permitiu empatar a partida, fruto de um parcial de 15-24. Com o encontro empatado a 48 pontos à entrada para o último período, um ligeiro ascendente da formação do Maia Basket permitiu vencer o encontro por 65-68. Na formação “redblue”, destaque para Maria Varanda com 15 pontos e 8 ressaltos (24,5 pts de valorização).
Juvemaia vence um de dois jogos do fim de semana na I Divisão Feminina.
No sábado, 21 de janeiro, a formação do Juvemaia recebeu a equipa do Barcelos, agora líder do campeonato, que impôs logo o seu estatuto no primeiro quarto, ao vencer por 9-22. O segundo quarto, também vencido pela formação forasteira (11-16), permitiu ir para os balneários com uma vantagem confortável de 18 pontos à maior. A segunda parte já foi mais equilibrada, com uma ligeira superioridade da equipa maiata (21-21 e 15-11), mas não chegou para bater a equipa barcelense. A jogadora em maior destaque da formação maiata foi Deja Kinney, com 19 pontos e 7 ressaltos (19 pts de valorização).
No domingo, novo encontro com uma formação do topo da tabela classificativa, desta vez o CLIP. O segredo do resultado foi a entrada na partida que, neste jogo, foi mais concentrada e que culminou com a vitória no primeiro e segundo período da equipa maiata (13-16 e 15-17), chegando ao intervalo com cinco pontos à maior. A segunda parte, com outra mentalidade, permitiu à formação do CLIP empatar o encontro a tempo dos 10 minutos finais. Na hora do acerto, um parcial de 8-13 permitiu ao conjunto maiato vencer por 58-63. Na formação maiata, Deja Kinney esteve novamente em grande plano, com 24 pontos e 8 ressaltos (23 pts de valorização).
Juvemaia com derrota desastrosa frente ao SC Braga na I Divisão Masculina.
O Juvemaia recebeu o SC Braga, e o jogo não começou da melhor forma para o conjunto maiato. O primeiro período terminou logo com superioridade forasteira (15-24), e o cenário teve tendência para piorar. Sem encontrar o seu rumo, o SC Braga venceu os restantes quartos por 14-20/17-24 e 12-25 e saiu da Maia com uma vitória por 58-93. Kevin Sousa, com 10 pontos e 9 ressaltos (18 pts de valorização), tentou contrariar o domínio bracarense, mas não conseguiu.