O Aeródromo de Vilar de Luz, em Folgosa, foi palco, no dia 20 de janeiro, de uma ação de voluntariado da empresa Dksh, onde foram plantar e tratar da manutenção de espécies florestais autóctones.
De acordo com a autarquia, “a iniciativa quis dar seguimento ao trabalho desenvolvido neste local, ao longo dos últimos anos, com o objetivo de progressivamente substituir as espécies exóticas e invasoras, por espécies autóctones, com destaque para o carvalho alvarinho, medronheiro, bétula, amieiro, salgueiro, entre outras”.
Neste dia, foram plantadas cerca de 120 novas árvores junto à charca temporária e efetuados trabalhos de manutenção em aproximadamente 60 árvores. Em todas as árvores foram colocados tutores e protetores de tronco, para facilitar o desenvolvimento destas novas plantas.
Ao longo do ano, a empresa maiata vai desenvolver mais duas ações de voluntariado, uma na área da limpeza das margens de linhas de água e uma ação de plogging (atividade que combina jogging com a recolha de lixo) em espaços florestais.