Há quem diga que a sala é o coração de uma casa. Seja para descansar em confortáveis poltronas, distrair-se, fazer refeições, receber amigos ou aproveitar com a família, é neste ambiente que passamos boa parte do nosso tempo. Quando o espaço é limitado, é um pouco mais desafiante pensar na decoração. Por isso, separamos algumas dicas para altura de decorar uma sala pequena, tornando-a prática e aconchegante.
- Planeamento do espaço
O primeiro conselho é elaborar um projeto de decoração. Isso envolve etapas tais como fazer a planta do ambiente (tirar as medidas e pensar como os espaços serão ocupados) e testar a posição dos móveis (permitindo que haja boa circulação entre eles). Cômodas integradas costumam ser uma alternativa interessante, já que otimizam o espaço, como é o caso das salas integradas à cozinha americana.
- Escolha dos móveis
Com o projeto de decoração em mãos, já será possível saber se os móveis caberão no espaço e em que posições. São muitas as opções de sofás, mesas e cadeiras sala jantar, mesinhas de centro – mas, se o espaço é pequeno, procure escolher os móveis realmente necessários. Procure soluções criativas que não apenas embelezem, mas que também sejam funcionais. Móveis dobráveis, nichos, prateleiras e sofás retráteis são alguns exemplos úteis. Os móveis planeados, ou seja, aqueles feitos sob medida, ajudam na harmonia do ambiente, favorecendo a circulação e a sensação de aconchego do lar.
- Equilíbrio estético
Alguns estilos de decoração, como cores escuras, estampas grandes e tecidos pesados, podem fazer com que o ambiente pareça menor do que realmente é. Evite a poluição visual, aposte em tons neutros (como branco, off-white, bege ou cinza claro) e itens que deixem o ambiente mais leve e amplo, como o porcelanato claro. Além da harmonia de cores, formas e texturas, uma boa iluminação – de preferência difusa, que foca em todo o espaço – também é imprescindível. Se for possível deixar entrar luz natural na sala, melhor ainda.
- Peças de decoração
Complementando a dica anterior, é importante estar atento às proporções das peças de decoração para que não acabem a atrapalhar mais do que embelezam. Peças pequenas e suspensas são ótimas soluções para espaços mais reduzidos. As plantas ficam muito bem em prateleiras; já os espelhos são objetos decorativos que ajudam a ampliar o espaço e a propagar a luz pelo ambiente. Caso opte por ter tapete, procure usá-lo para unir móveis (o sofá com o rack, por exemplo) e procure que as cores e estampas não destoem do resto da decoração. No caso das cortinas, cores claras e tecidos leves contribuem também para a impressão de que o ambiente é maior.
Por fim, é importante ter em consideração o perfil de quem mora na casa, pensando no seu estilo, necessidades e gostos pessoais na hora de complementar a decoração da sala. A ideia desses “truques” é ter um melhor aproveitamento do espaço, conferindo-lhe uma sensação de amplitude, simplicidade e funcionalidade. Com isso, o resultado é uma sala pequena, charmosa e completa, que traz conforto e bem-estar aos moradores da casa.