A Linha do Souto (Gondomar) e o prolongamento da Linha Verde até à Trofa estão na frente para a nova fase de expansão da rede de metro do Porto. A decisão vai recair sobre as autarquias.
A Linha Verde, por agora, termina no ISMAI, mas vai estender-se até ao Muro, na Trofa, algo que os trofenses lutam há mais de 20 anos, desde que foi desativada a linha de comboio entre a Estação da Trindade e a Estação da Trofa.
As prioridades serão definidas pelas autarquias em questão, sendo que a Área Metropolitana do Porto ainda não foi chamada a apresentar a sua lista. Por sua vez, o JN adiantou que “das cinco linhas em análise, Gondomar e Trofa deverão avançar, em detrimento das ligações a S. Mamede (Matosinhos) e entre a FEUP e a Maia, assim como da Linha Circular do Porto (Casa da Música/Polo da Asprela)”.
Enquanto está em curso a construção da Linha Rosa e o prolongamento da Linha Amarela até Santo Ovídio, e ainda a Linha Rubi (Porto/Gaia), a definição dos novos traçados tem causado alguma polémica, sendo que a autarquia de Matosinhos, por exemplo, pressiona para que a segunda linha para o concelho (a de S. Mamede) avance como prioridade.
Ao JN, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, salientando que são os autarcas quem tem o poder de decidir, havia já assinalado “a expectativa de que o quadro comunitário possa resolver já alguns projetos que vinham do passado, por exemplo, os de Gondomar e da Trofa”.
O Portugal 2030 tem um financiamento de 700 milhões de euros para obras de metro e de autocarro em via dedicada (BRT). Duarte Cordeiro garante que esse montante não vai ficar concentrado apenas no Porto e em Lisboa.
Na rede de metro do Porto, sendo os municípios de Gondomar e da Trofa as prioridades, a elaboração dos projetos para as outras linhas deverá avançar assim que possível.
1 comentário
Bom dia.
Neste momento a área mais saturada a nível de transito na cidade do Porto, deve ser a zona do Hospital S. João /Areosa. Para resolver este problema o porque de não avançarem já com o prolongamento da prevista linha Hospital S João Pedrouços Aguas Santas ,Maia.
Não tenham duvidas tirariam milhares de carros das ruas e vielas que diariamente circulam em Aguas Santas, Pedrouços , Rio Tinto e ainda de S .Mamede que se dirigem ao Porto .