O Maia Basket deslocou-se ao Barreiro neste último sábado, 4 de março, para disputar a 3ª jornada do Grupo Manutenção da Proliga. Christopher Parker liderou a equipa maiata.
Duas vitórias em duas jornadas (com menos um jogo) é o resultado do Maia Basket na Fase de Manutenção da Proliga. Depois da vitória inaugural em casa do Ginásio Olhanense, a formação maiata foi ao Barreiro vencer a formação local.
O primeiro período demonstrou para o que vinha o conjunto maiato, vencendo por 13-28. Respondendo quase na mesma moeda, a formação do Barreiro venceu o segundo quarto por 24-13, e a diferença pontual ao intervalo era de apenas quatro pontos (37-41). A entrada nos segundos 20 minutos foi determinante para a equipa de Rui Gomes, que venceu o terceiro período por 16-24. À entrada para o último período, a diferença era de 12 pontos para a equipa que viajou da Maia, que soube manter essa vantagem até ao final do jogo (vencendo o último período por 25-26). O MVP da partida foi Christopher Parker com 32 pontos e, 4 ressaltos e 3 assistências (32,5 pts de valorização).
Maia Basket e Juvemaia com sortes distintas na Fase de Manutenção na I Divisão Feminina.
Iniciada a Fase de Manutenção na I Divisão Feminina, as equipas maiatas tiveram sortes distintas.
No sábado, 4 de março, a formação do Maia Basket deslocou-se ao terreno do Queluz, saindo de lá derrotada por 70-56. A formação da casa começou melhor na partida, vencendo o primeiro parcial por 23-17. No segundo tempo, o equilíbrio reinou, com a formação maiata a vencer por 10-11, saindo para o intervalo atrás do marcador por 33-28. Na segunda parte, novo ascendente da equipa da casa, que venceu os dois parciais por 17-13 e 20-15. Na equipa maiata, Catarina Rolo com 11 pontos e 3 roubos de bola foi o maior destaque (13 pts de valorização).
No mesmo dia, o Juvemaia teve mais sorte (ou mais qualidade) e venceu na Madeira, o Club Sport Marítimo por 45-81. Conseguindo deixar a equipa madeirense abaixo dos 10 pontos nos primeiros dois períodos (8-19 e 9-21), o Juvemaia partia para uma vitória tranquila na segunda jornada desta nova fase. A segunda parte não foi diferente, e o terceiro quarto começou com grande superioridade da equipa maiata (15-27), mas o último período, já com o resultado resolvido, foi o mais equilibrado, terminando 13-14. Na equipa maiata, Ana Sá foi a jogadora mais valiosa, com 24 pontos, 6 ressaltos e 7 roubos de bola (28 pts de valorização).
Juvemaia vence na abertura da Fase de Manutenção da I Divisão Masculina.
Um jogo de emoção fortes foi o que se viveu no último domingo, 5 de março, no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, em ílhavo, região de Aveiro, que opôs a equipa da casa, Celestino Gomes, e o Juvemaia. O encontro precisou de ser decidido em tempo extra (prolongamento), com a vitória a cair para o conjunto maiato por 78-79.
O equilíbrio reinou durante 45 minutos, sendo que a equipa da casa começou melhor, ao vencer os primeiros dois parciais por 18-13 e 17-16, partindo para os balneários com uma vantagem de 6 pontos (45-39). O terceiro quarto terminou com uma igualdade pontual de 18 pontos, sendo que a entrada nos últimos 10 minutos do encontro começou com a mesma vantagem trazida do intervalo, 6 pontos à maior para a equipa da casa. A precisar de reduzir essa desvantagem, o Juvemaia venceu o derradeiro período do encontro por 13-19, obrigando a serem jogados mais cinco minutos. Nessa altura, quem teve “mais pernas” foi o Juvemaia, que venceu por 12-13, trazendo a vitória para a Maia. Gonçalo Rocha com 10 pontos, 8 ressaltos, 6 assistências e 3 roubos de bola (27 pts de valorização) foi o MVP da partida.