O Maia Basket recebeu o Belenenses no sábado, 11 de março, em jogo a contar para a 4ª jornada da Fase de Manutenção da Proliga. No Pavilhão Municipal da Nortecoope, a formação maiata venceu por 91-71.
Depois de duas vitórias em outros tantos jogos fora de portas, o Maia Basket jogou em casa pela primeira vez nesta Fase de Manutenção da Proliga.
O conjunto maiato começou ligeiramente melhor a partida, vencendo o primeiro período por 21-18, mas sempre com a equipa de Belém à perna. No segundo quarto, já mais desiquilibrado, a equipa orientada por Rui Gomes, com um parcial de 26-16, foi para o intervalo com uma vantagem de 13 pontos à maior (47-34). O início da segunda parte foi novamente dominado pelos maiatos, que venceram por 25-16, chegando ao último quarto com uma vantagem confortável de 22 pontos. O último quarto, o único perdido pela formação da casa (19-21), não chegou para retirar os 2 pontos ao Maia Basket. Christopher Parker, com 23 pontos, 6 assistências e 2 roubos de bola, foi o MVP da partida (26 pts de valorização).
Maia Basket e Juvemaia vencem na I Divisão Feminina.
O Pavilhão Municipal de Pedrouços, no sábado, 11 de março, depois de ter recebido as meias-finais da Taça de Portugal de basquetebol feminino, foi palco da receção do Maia Basket à formação do Carnide Clube, a contar para a Fase de Manutenção da I Divisão Feminina.
A equipa maiata, agora liderada por Gonçalo Rainha, começou a partida com alguma superioridade, vencendo com naturalidade o primeiro período por 18-13. Já com uma vantagem de cinco pontos, o intervalo chegou com uma diferença pontual de oito pontos, fruto de um parcial pouco pontuado de 10-7 no segundo quarto. A segunda parte começou com novo ascendente maiato, mas apenas por um ponto (10-9) e a vantagem de 9 pontos para encarar a reta final do encontro podia ser curta, mas não foi. No último quarto, 12-5 para o Maia Basket levou o conjunto “redblue” para uma vitória tranquila por 50-34. Sofia Almeida foi a MVP do encontro, com 8 pontos, 14 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bola e 4 contras (29 pts de valorização), tendo andado um pouco por todo o lado.
Já a Juvemaia, no mesmo dia e no Pavilhão Municipal de Nogueira, venceu o Fayal Sport Club por 68-57. O jogo começou bem equilibrado (13-12), com o segundo parcial a ser também de alto nível, mas muito “taco a taco” (22-22), e o resultado, à entrada para o intervalo, estava 35-34. A entrada nos segundos 20 minutos foi determinante para o desenrolar da partida, uma vez que a equipa maiata conseguiu reduzir o conjunto forasteiro a apenas quatro pontos, marcando 22, chegando ao derradeiro quarto com uma vantagem de 19 pontos. Apesar da derrota no último tempo (11-19), a equipa do Juvemaia conquistou os 2 pontos, com Jahleah Ellis em grande plano com 20 pontos, 16 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola (39 pts de valorização).
Juvemaia conquista nova vitória na I Divisão Masculina.
Depois de na jornada anterior ter triunfado por apenas um ponto, este encontro com o Club 5 Basket, de Gondomar, no domingo, dia 12 de março, foi mais tranquilo. O primeiro parcial terminou 31-20 para a equipa maiata, que prontamente deixou fugir grande parte da vantagem no segundo tempo ao perder por 13-20. Ao intervalo, o resultado estava 44-40. No início da segunda parte, novo ascendente da equipa maiata, por 26-12, e à entrada no último parcial a equipa maiata vencia por 18 pontos. O último quarto terminou 23-26 para a equipa de Gondomar, deixando o resultado em 93-78. Tristan Stephens foi o MVP da partida, com 41 pontos e 8 ressaltos (38 pts de valorização).