O Fórum da Maia vai receber, na quarta-feira, dia 15 de março, o debate público da Versão Zero da Carta Metropolitana para a Cultura.
A Área Metropolitana do Porto e os Municípios têm realizado debates públicos da Versão Zero da Carta Metropolitana para a Cultura, que têm decorrido desde janeiro e vão terminar em março deste ano.
A Carta Metropolitana para a Cultura quer ser, acima de tudo, o instrumento de elaboração, execução e análise das políticas culturais da Área Metropolitana do Porto, de modo a conseguir aconselhar uma melhor forma de estar, de pensar, de fazer e de orientar Cultura, assente num conjunto de Princípios e Áreas Prioritárias de Atuação.
A Versão Zero resulta do esforço de consulta e diálogo, iniciado em maio de 2022 com os municípios, os agentes culturais, a academia e a comunidade, e que pretende ser aberto, participativo e contínuo.
Nesse sentido, estarão presentes os que (profissionais ou não, indivíduos ou coletividades) fruem ou promovem iniciativas, projetos ou objetos culturais, nas suas múltiplas abordagens, assim como entidades das áreas social, educativa, ambiental, turística ou outras que desenvolvam projetos ou iniciativas de natureza cultural.