Portugal disputou esta quinta-feira, dia 23 de março, a 1ª jornada da Fase de Qualificação para o Europeu de 2024. A partida foi jogada no Estádio José Alvalade XXI, em Lisboa.
O Liechtenstein foi o adversário da ronda inaugural da nova era da seleção das “quinas”, comandada agora pelo técnico espanhol Roberto Martínez.
Durante os primeiros 45 minutos só deu Portugal, traduzido em 11 oportunidades de golo (contra 0) e em 71% de posse de bola (contra 29%), mas pouco se refletiu no marcador, conseguindo apenas marcar um golo, por intermédio de João Cancelo, aos 8′, que beneficiou de um desvio de um jogador da seleção adversária e de uma defesa incompleta por parte do guarda-redes Benjamin Buchel.
Ao intervalo, o resultado era de apenas 1-0.
Logo na abertura da segunda parte, Bernardo Silva aumentou a vantagem para 2-0 depois de um cruzamento de Cancelo, que mal aliviado pela defesa do Liechtenstein terminou com um remate certeiro do médio ofensivo da seleção portuguesa.
Nem deu para festejar o segundo golo português. Aos 50′ Cristiano Ronaldo marcou o terceiro na conversão de uma grande penalidade (sofrida por João Cancelo).O capitão da seleção portuguesa tornou-se neste jogo o jogador com mais internacionalizações da história das seleções mundiais (197).
Aos 63′, de livre direto, Cristiano Ronaldo apontou o quarto e último golo da seleção das “quinas”.
No domingo, dia 26 de março, Portugal vai deslocar-se a Luxemburgo para a 2ª jornada da Fase de Qualificação para o Europeu de 2024. A partida tem início às 19h45.