Portugal venceu este domingo, dia 26 de março, o Luxemburgo, na 2ª jornada da Fase de Qualificação para o Europeu de 2024.
O novo selecionador nacional, Roberto Martinez, promoveu três alterações em relação ao jogo anterior. Desta vez foram a jogo Diogo Dalot, Nuno Mendes e António Silva, substituindo João Cancelo, Raphael Guerreiro e Gonçalo Inácio, respetivamente.
Ao contrário do que aconteceu no jogo de abertura, em que Portugal ameaçou muito mas fez pouco durante os primeiros 45 minutos, desta vez foi ao contrário: não ameaçou muito, mas quando foi à baliza adversária, não desperdiçou.
Aos 9′ Cristiano Ronaldo, que recentemente se tornou o jogador com mais internacionalizações da história das seleções mundiais (197) e o jogador com mais golos ao serviço das seleções nacionais (100), inaugurou o marcador, numa jogada em que “só teve que encostar”.
Seis minutos depois, João Félix fez o 2-0, depois de um cruzamento com conta, peso e medida de Bernardo Silva. Aos 18′, Bernardo Silva passou de assistente a marcador, depois de uma assistência de Palhinha, fazendo assim o 3-0.
Aos 31′, de novo Cristiano Ronaldo a fazer o gosto ao pé, depois de um passe milimétrico do maiato Bruno Fernandes.
A segunda parte, já com o resultado feito, fez com que a seleção nacional pudesse relaxar no encontro. Apesar de uma maior passividade e tranquilidade, aos 77′ o recém entrado Otávio fez o quinto golo da seleção das “quinas”.
O último golo de Portugal foi por intermédio de Rafael Leão (que momentos antes havia falhado uma grande penalidade), aos 88′, depois de ultrapassar vários adversários antes de finalizar dentro da área.