A 19ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1 foi jogada no sábado, dia 1 de abril. O Águas Santas venceu o Marítimo. A ADA Maia perdeu em Avanca.
O mês de abril começou da melhor forma para o Águas Santas. No sábado, dia 1, a equipa maiata recebeu o Marítimo, e era urgente voltar aos triunfos depois da derrota na jornada anterior em casa do Vitória FC.
Frente a um adversário que está a fazer um campeonato consistente e também está com os olhos postos na Europa, a equipa maiata tinha que impor desde cedo o seu jogo, e foi isso que aconteceu. Os comandados de Ricardo Moreira encararam o jogo com a máxima entrega e logo na primeira parte conseguiram construir, por diversas vezes, diferenças de seis golos à maior (a maior diferença na primeira parte foi +7). Contudo, o intervalo chegou com o resultado em 18-13.
A segunda parte foi mais do mesmo, sempre com domínio maiato, que foi consolidando cada vez mais a sua vantagem, mantendo sempre a equipa madeirense com diferenças de três golos ou mais. Nos minutos finais, o Águas Santas deixou o Marítimo cada vez mais para trás, fechando o resultado em 33-27. Gustavo Oliveira e Miguel Pinto, ambos com 7 golos, foram os mais certeiros da equipa maiata.
Nesta jornada, o Belenenses empatou, o que permite à equipa maiata respirar um pouco no último lugar de acesso às qualificações europeias (5 pontos à maior).
ADA Maia perde em casa da Artística de Avanca
O Pavilhão Municipal Comendador Adelino Dias Costa, em Avanca, município de Estarreja, recebeu um duelo bastante importante na luta pela permanência no Campeonato Placard Andebol 1, que não abonou a favor da equipa da ADA Maia.
A equipa maiata começou melhor a partida, colocando-se a vencer por 0-2, mas uma rápida reação da equipa da casa permitiu inverter o resultado. Depois de estar a perder por 1-3, a equipa de Avanca assumiu as rédeas da primeira parte e não se viu em mais nenhuma situação atrás do marcador, chegando a ter uma diferença máxima de 5 cinco golos (15-10). Ao intervalo, o resultado era 17-15.
A segunda metade do jogo começou da mesma forma da primeira, com dois golos maiatos, que empatou a partida mas, tal como aconteceu durante o primeiro tempo, a equipa da casa colocou o pé no acelerador, e não mais deixou a formação que viajou da Maia assumir o jogo e colocar-se na frente do marcador. Até ao final, a equipa do Avanca esteve sempre na liderança, chegando a ter quatro golos de vantagem, reduzidos no último suspiro pela equipa visitante, que fixou o resultado em 28-25. Na equipa maiata sobressaiu João Carvalho, o melhor marcador da partida, com 11 golos.