A Exposição das Camélias na Maia, que decorreu nos dias 1 e 2 de abril, na Escola Príncipe da Beira em Gueifães, foi um sucesso, com muitos visitantes a apreciarem as flores expostas.
O evento, organizado pela Junta de Freguesia da Cidade da Maia, teve como objetivo promover os diferentes tipos de Camélia, com especial destaque para a Camélia Angelina Vieira, produzida por um maiato, o Dr. Germano Vieira.
Devido ao “sucesso da exposição deste ano”, a presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, Olga Freire, mostrou ao Notícias Maia a sua preocupação em relação ao espaço para o próximo evento, evidenciando a necessidade de o realizar “num espaço maior”.
Quem foi Germano Vieira?
Germano de Sousa Vieira Nasceu em Silva Escura, a 26 de fevereiro de 1886. Oriundo de uma família de lavradores, licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, em 1923. Depois disso foi para Paris, onde frequentou os Hospitais Centrais e especializou-se em Obstetrícia.
Regressado a Portugal, Germano de Sousa Vieira passou a residir em Gueifães, onde faleceu a 6 de setembro de 1970. Era um conhecedor das dificuldades do povo, por isso, muitas vezes deixava os medicamentos para os doentes nas suas casas.
Porque foi apelidada de Camélia Angelina Vieira?
A primeira e mais conhecida, a Camélia Angelina Vieira, foi desenvolvida pelo médico e apaixonado pela botânica, que decidiu dar o nome da esposa a este belo exemplar, perpetuando assim uma bela história de amor.