Arrancou, no início do mês de abril, uma obra de cerca de 1 milhão de euros para a construção do novo Centro de Recolha Oficial de Animais da Trofa, com previsão de estar concluída no período de um ano.
Localizado na Rua do Termo, na Freguesia de Bougado, o Canil Municipal da Trofa passará, de acordo com a Câmara Municipal da Trofa, a ser licenciado como Centro de Recolha de Animais de Companhia da Trofa após a conclusão da obra. Segundo a autarquia, o novo centro terá condições mais confortáveis e dignas para abrigar os animais sob a responsabilidade da Câmara Municipal da Trofa.
A obra contemplará a construção de um novo edifício com consultório médico-veterinário, maternidades, enfermarias, sala de cirurgia, sala de eutanásia, sala de recuperação, sala de contenção de animais, sala de higienização, banhos e tosquia, boxes para outras espécies e área de receção de visitantes. Com estas valências médico-veterinárias, será possível efetuar tratamentos, cirurgias e esterilizações.
Além disso, a obra concentrará num só local os serviços técnicos, médico-veterinários e administrativos, a fim de tornar mais eficiente a atuação do Gabinete de Medicina e Bem-Estar Animal da Autarquia Trofense, afirma a autarquia liderada por Sérgio Humberto.
Com uma capacidade prevista de 100 cães e 30 gatos, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Trofa, esta obra representa “uma grande preocupação na defesa da saúde animal e pública, e da preservação do bem-estar animal e do meio ambiente”. Mais ainda, para o presidente da Câmara Municipal da Trofa, este projeto é o culminar de um desejo antigo e irá proporcionar aos colaboradores e aos animais condições dignas de trabalho e acolhimento, garantindo uma atuação mais eficiente e eficaz na gestão dos animais sob sua responsabilidade.