Na sexta-feira, 14 de abril, a Junta de Freguesia de São Pedro Fins visitou a Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, onde foi distinguida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Durante o evento, a freguesia foi agraciada com o Prêmio “Comunidade Pró-Envelhecimento”, em reconhecimento do seu esforço e dedicação, na promoção do envelhecimento saudável, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.
A Junta de Freguesia recebeu esta distinção graças aos programas que oferece e aos projetos de pesquisa e desenvolvimento que incentiva. Nesse sentido, a parceria com a principal instituição colaboradora, a Universidade da Maia – ISMAI, tem sido fundamental.
A freguesia cita como exemplo a sessão realizada no dia 1º de abril, na qual foram apresentados os projetos de pesquisa-ação desenvolvidos na disciplina de Intervenção Neuropsicológica e Psicogerontologia, do Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde, da Universidade da Maia.
O fortalecimento das habilidades dos cuidadores profissionais, o autocuidado dos cuidadores familiares, a preparação para a transição para a reforma e o desenvolvimento de competências socioemocionais são os principais objetivos dessas iniciativas. Essas ações têm um impacto significativo na promoção do bem-estar e da saúde mental da comunidade, conforme destaca a Junta de Freguesia de São Pedro Fins nas suas redes sociais.