“As novelas brasileiras foram-nos permitindo compreender o sotaque brasileiro. Temos é pena de não falarmos com o vosso sotaque”, afirmou o primeiro-ministro português, em Matosinhos, em discurso oficial.
António Costa discursou, esta segunda-feira, dia 24 de abril de 2023, na abertura do Fórum Empresarial Portugal Brasil, que ocorreu em Matosinhos e reuniu aproximadamente 150 empresários de ambos os países. O objetivo do evento foi assinar um novo protocolo de entendimento entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a sua equivalente brasileira, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX).
Durante o discurso, o primeiro-ministro elogiou o sotaque brasileiro antes de dizer que o Brasil pode contar com Portugal como um “verdadeiro ponta de lança” para a “conclusão tão rápida quanto possível” do acordo comercial entre a União Europeia e Mercosul.
“Já nos encontramos há mais de 500 anos. Temos a vantagem de falarmos a mesma língua mas as novelas brasileiras foram-nos permitindo compreender o sotaque brasileiro. Temos é pena de não falarmos com o vosso sotaque”, chegou a atirar o primeiro-ministro português.
Já Lula da Silva afirmou que “geringonça no Brasil não é uma coisa muito boa. É um amontoado de todas as coisas. Mas António Costa está a mudar a cara de Portugal”, declarou, enquanto elogiou a forma como o Governo e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conseguem colocar as suas divergências políticas de lado para estabelecerem “um regime de convivência em favor do seu povo”.
Ver esta publicação no Instagram
3 comentários
Falar com sotaque brasileiro? E porque não o contrário, já que temos é de defender o português genuíno e não uma adulteração, como é o brasileiro. O brasileiro não se pode considerar uma língua, mas sim uma miscelânea de línguas, desde o português, o italiano ou o alemão, porque é o resultado da imigração brasileira desses povos. Por isso, preserve-se o português com sotaque português, porque, esse sim, é o verdadeiro português.
Gostava de perguntar ao Sr. Primeiro-Ministro em que estudo se apoiou para afirmar tal barbaridade.
É apenas mais uma barbaridade com que esta (coisa) nos presenteia há 8 anos….