As temperaturas vão aumentar nos últimos dias de abril, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O mês de abril não levou à letra o provérbio “Abril, águas mil”, e prepara-se para acabar da mesma forma como começou: com temperaturas dignas de Verão.
Um anticiclone situado entre o arquipélago da Madeira e o continente vai influenciar o tempo na Península Ibérica, estando aí a terceira onda de calor do mês de abril, com temperaturas que podem atingir números recorde nesta altura do ano.
O IPMA prevê uma subida das temperaturas para os próximos dias, com valores a ultrapassar os 30 graus, sendo que no norte e centro podem atingir valores entre os 27 e os 32 graus. Em certos casos, como o Alentejo, Ribatejo e Beira Baixa, os termómetros podem mesmo chegar aos 37 graus. Ao contrário do que aconteceu nas outras ondas de calor do mês de abril em que as noites eram ligeiramente frescas, desta vez o tempo quente deverá permanecer com o escurecer do dia.
O instituto precisa ainda que os valores mais elevados da temperatura máxima ocorrem na quinta-feira, 27 de abril. Desta forma, há vários concelhos e distritos em risco elevado de incêndio.