O canal do Parlamento, AR TV, apagou um vídeo do seu site oficial que continha uma conversa entre o Presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro e o Presidente da República.
Esta conversa ocorreu após a sessão de boas-vindas ao presidente do Brasil, Lula da Silva, que foi marcada por um protesto do partido Chega.
Em causa estão as declarações do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que, segundo o Observador, teria falado em “falta de integridade política” da Iniciativa Liberal (IL). No entanto, Santos Silva negou tal afirmação, dizendo que falou em “falta de maturidade política”. Além disso, negou estar a referir-se à IL quando mencionou uma possível escolha de um vice-presidente e afirmou que a legendagem do vídeo estava distorcida.
O líder da IL, Rui Rocha, pediu um retrato do comportamento de Santos Silva.
Veja o vídeo em questão:
Este vídeo revelado pelo Observador é muito eficaz a exibir o sistema político português: velho, cansado, embrutecido, palaciano, mesquinho, sem soluções, sem esperança, desalmado, que atrasa e amarra Portugal.
António Costa, Augusto Santos Silva e Marcelo Rebelo Sousa são… pic.twitter.com/DUlufU6Smh
— Iniciativa Liberal (@LiberalPT) April 26, 2023
O líder da Assembleia da República expressou pesar pela divulgação de “uma conversa informal e privada” com o primeiro-ministro e o Presidente da República no parlamento. O gabinete de Augusto Santos Silva enviou uma nota à agência Lusa onde destaca que a gravação sonora da conversa que incluiu, entre outros, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, depois da sessão de boas-vindas a Lula da Silva na terça-feira, “não foi autorizada”.