O upcycling é um conceito que tem se tornado muito popular devido às criações únicas que vão aparecendo nas redes sociais e que, assim, vão dando inspiração a projetos incríveis e acessíveis a todos. Embora a maior parte das pessoas esteja familiarizada com a reciclagem, o upcycling é outro conceito que deve ser considerado para ajudar o planeta.
O que é upcycling?
Upcycling é a reciclagem, reutilização ou recuperação de algo com o objetivo de o valorizar através de uma nova finalidade. Aqui o antigo torna-se novo e com mais valor do que o original.
O upcycling difere de downcycling no sentido em que o resultado final é valorizado ou de qualidade superior. O upcycling faz parte das várias iniciativas de reciclagem que vão sensibilizar a sociedade para adotar práticas mais sustentáveis. Ele depende do uso de materiais e produtos já existentes, em vez de criar constantemente novos produtos a partir de novos materiais.
O que é necessário para fazer upcycling?
Com o upcycling, não há limites para o que é possível criar. Não custa muito e não requer muita experiência em bricolage ou artesanato. Em termos de recursos, dependendo do tipo de projeto, serão necessárias algumas das ferramentas mais comuns nas casas.
Comece por arranjar uma fita métrica para ser preciso nas medidas e um marcador ou um lápis para marcá-las. No upcycling, a aplicação de super colas e fitas adesivas é necessária para fixar muitos dos materiais ou usar como máscara para pintar. Atualmente é possível encontrar fitas de vários tipos, além de colas versáteis, apropriadas para os mais variados tipos de materiais e que proporcionam resistência e flexibilidade. Martelo, serra, alicate, chave de fendas, lixa e canivete são outras das ferramentas importantes para começar qualquer projeto.
Como o upcycling ajuda o planeta?
Redução no uso de recursos naturais
O upcycling consegue ajudar o planeta a minimizar o consumo de recursos. Com a redução da necessidade de extrair matérias-primas ou criar materiais sintéticos, é possível reutilizar materiais e produtos. Desta forma, consegue-se preservar os recursos naturais que se vão tornando cada vez mais escassos.
Redução dos aterros sanitários
Através da reutilização de materiais e produtos, evita-se que estes cheguem aos aterros sanitários, o que pode ser prejudicial se não forem biodegradáveis. Com o upcycling, os produtos podem ser transformados em artigos que duram mais tempo.
Redução das emissões de Carbono
Um dos principais problemas são as elevadas emissões de carbono e, por isso, a capacidade de reduzir processos de extração e fabricação em massa são uma ajuda significativa para o planeta. Mesmo a reciclagem produz emissões de carbono, mas não se compara ao impacto negativo dos aterros sanitários.
Como começar a fazer upcycle?
Nova vida a produtos não usados
Uma das maneiras mais simples de começar com projetos de upcycle é recolher materiais e produtos antigos que não têm utilidade. Inspire-se pelos inúmeros projetos e ideias encontrados na internet para dar uma nova vida aos materiais que tem em casa. O upcycling básico pode ser um processo simples, mas muito divertido, e que o vai manter motivado do início ao fim.
Compra de produtos upcycling
Com a popularidade do conceito têm surgido várias lojas e empresas que vão reaproveitando e comercializando produtos reciclados ao público. Por norma estes produtos costumam ser mais caros, mas garantidamente únicos e com maior valor.
A regra essencial do upcycling é considerar se o produto que está prestes a deitar fora pode ser aproveitado. Existem inúmeras maneiras e técnicas de transformação que vão tornar os produtos mais valiosos enquanto contribui para uma grande causa. Agora que conhece o conceito de upcycling, aproveite todo o potencial de um processo sustentável, divertido e ao alcance de todos.