Vinte médicos que foram colocados em unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP) em Amora, Barreiro, Sete Rios e Paço de Arcos, na Grande Lisboa, poderão ser transferidos para unidades do Norte em 2026.
O concurso para a contratação de novos médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) abriu nesta terça-feira, e os médicos recém-formados têm um prazo de cinco dias úteis para apresentar candidatura.
O regime de mobilidade permitirá que os médicos colocados inicialmente num dos quatro centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo optem pelo centro de saúde onde desejam trabalhar a partir de 2026. Assim, os profissionais de saúde terão à escolha 20 vagas distribuídas pelos agrupamentos de centros de saúde do Cávado, Braga e Grande Porto, Gondomar e Grande Porto, Maia/Valongo e Grande Porto e Porto Ocidental.
As vagas são atribuídas de acordo com a classificação final do procedimento concursal, e os médicos especialistas têm a mobilidade garantida automaticamente em 31 de dezembro de 2025, de acordo com o despacho publicado no Diário da República.
Mais de 900 vagas foram abertas para centros de saúde, 29 para saúde pública e 179 para hospitais em especialidades não relacionadas com os serviços de urgência.