Um homem de 59 anos foi detido em flagrante por incêndio florestal no concelho de Santo Tirso, após denúncia de que entrara num parque de lazer com um isqueiro na mão, ateando fogo em amontoados de sobrantes de exploração na localidade de Vila das Aves. A detenção ocorreu no dia 3 de maio, pelos militares do Posto Territorial de Vila das Aves, pertencente ao Comando Territorial do Porto.
O suspeito foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos no dia 5 de maio, sendo-lhe aplicadas medidas de coação, como apresentações trissemanais no posto policial da sua área de residência, proibição de aproximação de áreas e parques florestais e do local onde os factos ocorreram.
A ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, e a GNR relembra que a proteção de pessoas e bens no âmbito dos incêndios rurais é uma prioridade, sustentada numa atuação preventiva e esforço de patrulhamento nas áreas florestais. As queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal, sendo proibidas em qualquer altura do ano sem autorização ou comunicação prévia.