A romaria do Senhor de Matosinhos, que acontece há mais de 700 anos, terá início na sexta-feira, dia 19 de maio, e prolongar-se-á até 11 de junho, com uma grande variedade de concertos, exposições, concursos e desfiles.
As tradicionais iluminações decorativas nas principais ruas que acolhem as Festas da Cidade marcam o início de uma das maiores romarias do país. Ao longo das próximas três semanas, o centro de Matosinhos transforma-se para receber a visita de cerca de um milhão de pessoas.
Desde as farturas até ao fogo dos bonecos, dos carrosséis à Feira da Louça, do fogo de artifício às exposições, concertos, folclore, sardinhas assadas, Feira de Artesanato e ruas decoradas de forma adequada, não faltarão atrações este ano para o regresso do Senhor de Matosinhos.
A XVIII edição da FAMA – Feira de Artesanato de Matosinhos abrirá ao público no próximo sábado, dia 20. No mesmo dia, às 16 horas, será inaugurada a exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca” no Mumma – Museu da Memória de Matosinhos. Esta exposição apresenta uma representação popular dos locais, monumentos e figuras típicas de Leça da Palmeira de antigamente, com peças e bonecos em madeira e cartão construídos ao longo dos últimos cem anos por três gerações da família Soares.
No domingo, dia 21, às 15h30, terá lugar o tradicional Festival de Folclore no palco das festas. Encontros de coros, desfiles de grupos de bombos e de vestidos de chita, concertos de bandas filarmónicas e muita música animarão o palco das festas ao longo do vasto programa, que se estenderá até 11 de junho.
Entre os vários espetáculos, destaca-se ainda o concerto do cantor Fernando Daniel, agendado para 26 de maio, às 22 horas, nos jardins da Biblioteca Florbela Espanca, e o concerto de Sérgio Gordinho, a 11 de junho, também pelas 22 horas, no Teatro Municipal Constantino Nery.
O tradicional espetáculo de fogo de artifício está marcado para 27 de maio, à meia-noite.
O ponto alto destas festividades é a devoção ao Senhor de Matosinhos, e a 28 de maio haverá uma procissão do Bom Jesus de Matosinhos, pelas 16 horas, pelas ruas da cidade em direção ao Monumento do Senhor do Padrão.
No dia 30 de maio, feriado municipal, será celebrada uma missa solene do Bom Jesus de Matosinhos, presidida pelo bispo auxiliar do Porto, Pio Alves, às 11 horas. Nesta ocasião, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, artisticamente decorada com flores, estará aberta para visitação das 9h30 à meia-noite.
À semelhança de anos anteriores, o Metro do Porto reforçará a sua operação durante os dias da romaria. Nos dias 20 e 21 de maio, a Linha Azul (A) terá partidas a cada 15 minutos, nos dois sentidos, com comboios de duas unidades, conforme anunciado pela empresa em comunicado. No dia 26 de maio, o reforço começará às 20 horas e seguirá o mesmo padrão.
No dia seguinte, durante o espetáculo de fogo de artifício, a linha será reforçada a partir das 12 horas com comboios de duas unidades e partidas a cada 15 minutos, em ambos os sentidos. Após as 16 horas e até à 1 hora, as partidas serão a cada 10 minutos. Além disso, a operação estender-se-á até às 2 horas, com frequências de 15 minutos.
A Metro do Porto destacou ainda que no dia 28 de maio, durante a procissão, a Linha Azul terá um reforço a partir das 12 horas, com partidas a cada 15 minutos, e entre as 16 e as 21 horas a circulação será de 10 em 10 minutos.