O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, inaugurou na quarta-feira, dia 17 de maio, a nova fábrica da Saint-Gobain Abrasivos, localizada na freguesia de Folgosa.
De acordo com a empresa, trata-se da primeira unidade fabril no país, da Saint-Gobain, dedicada à produção de Abrasivos Técnicos Não Tecido (Non-Woven) para o mercado EMEA, anteriormente abastecido por uma unidade localizada no México. Com um investimento de 18 milhões de euros, a fábrica já criou 20 novos postos de trabalho, podendo esse número aumentar até o final do ano.
A Saint-Gobain é uma das empresas francesas mais antigas da Europa. A título de curiosidade, o Diretor de Fábrica, Fernando Oliveira, revelou que o primeiro trabalho da empresa foi uma encomenda de vidro de Luís XIV, para a construção do Palácio de Versalhes.
António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, acredita que, com a sua operação nesta nova unidade, a Saint-Gobain contribui para reforçar a posição da Maia como um dos concelhos portugueses mais exportadores. Atualmente, a Maia ocupa o primeiro lugar na Área Metropolitana do Porto, o segundo lugar na região norte e o quarto lugar a nível nacional. “É relevante para esses indicadores o facto de a Maia ser o segundo território que mais energia consome em Portugal”, lembrou.
O autarca destacou também as preocupações ambientais e a responsabilidade da empresa, bem como a sua ambição de “tornar-se significativamente mais eficiente nas emissões de CO2 por unidade de produção, com uma redução de aproximadamente 50% em comparação com unidades equivalentes”.
Nas novas instalações em Folgosa, a Saint-Gobain irá instalar uma central de produção de energia através de painéis fotovoltaicos, garantindo um autoconsumo entre 20% a 30% da capacidade instalada. “Saúdo desde já este projeto, uma vez que está alinhado com a nossa visão estratégica de alcançar a sustentabilidade integral, ou seja, a sustentabilidade ambiental, económica e, naturalmente, social”, concluiu António Silva Tiago.