Contextualização
As crescentes dificuldades económicas tornam cada vez mais difícil fazer com que o orçamento disponível seja suficiente para dar resposta a todas as responsabilidades financeiras.
Com tantos objetivos pessoais para cumprir, mas com um orçamento familiar limitado, muitas vezes a única solução é contratar um ou mais créditos. Contudo, garantir que consegue pagar, atempadamente, os seus empréstimos pode ser um processo difícil e delicado.
Para quem conta com mais do que um crédito ou tem intenções de contratar, é fundamental procurar alternativas que permitam tornar o processo de pagamento mais simples e, simultaneamente, mais competitivo. Assim, juntar os seus créditos pode ser a solução indicada.
Juntar Crédito Pessoal e Crédito Habitação: É Possível?
Quer já conte com os dois créditos ou pretenda pedir um deles, juntar crédito pessoal com crédito habitação é uma possibilidade para quem procura poupar.
O processo de juntar créditos chama-se crédito consolidado. Ao consolidar os seus créditos consegue garantir melhores condições de pagamento, assim como pagar uma prestação mensal única a uma só entidade. Assim, este processo potencia a organização pessoal e a poupança.
No caso específico da junção do crédito pessoal e do crédito à habitação é necessário recorrer ao crédito multifunções.
Crédito Multifunções
À semelhança do crédito consolidado, o crédito multifunções permite a junção de créditos, mais especificamente de crédito pessoal e de crédito à habitação. Assim, o objetivo é fundir os empréstimos, para que faça o pagamento conjunto de todos os créditos.
Ao solicitar a junção dos dois créditos, a entidade financeira será responsável por garantir o pagamento total de ambas as dívidas às entidades emissoras dos créditos. Em seguida, será feita a transferência do crédito para o banco responsável pela consolidação dos empréstimos.
Se, por outro lado, tem apenas um crédito pessoal e procura solicitar um crédito à habitação, ou vice-versa, ao recorrer ao crédito multifunções ficará com uma prestação conjunta para ambos os empréstimos.
Ficando apenas com um crédito, evita realizar pagamentos a diferentes entidades financeiras, o que facilita a sua organização pessoal. Além disso, consegue alcançar um valor de prestação mais competitivo e com taxas de juro comparativamente mais baixas, o que lhe permite poupar, todos os meses, parte do seu rendimento.
O crédito multifunções pode ser utilizado para várias finalidades, tais como:
- Comprar um imóvel
- Comprar o recheio de um imóvel
- Investir num projeto pessoal
- Pagar a escritura
Assim, o processo de juntar o crédito pessoal e o crédito habitação conta com vários passos, mas pode mostrar-se bastante vantajoso para quem procura gerir, eficazmente, o seu dinheiro.
Vantagens de Juntar Crédito Pessoal e Crédito Habitação
Ao juntar o seu crédito pessoal e o seu crédito à habitação, poderá usufruir de várias vantagens, tais como:
- Prestação mensal única – Ao fundir os dois créditos, fica apenas com uma prestação mensal, o que lhe permite simplificar o processo de pagamento.
- Taxas de juro reduzidas – A junção dos créditos permite-lhe usufruir de taxas de juro significativamente mais baixas.
- Aumento do prazo de pagamento – Poderá alargar, consideravelmente, o prazo de pagamento dos créditos, o que lhe permitirá gerir, de forma mais eficaz, o seu orçamento.
- Margem de poupança – Dado que ao ficar apenas com uma prestação, vai pagar um valor mais competitivo e usufruir de melhores taxas de juro, estará, assim, a conseguir poupar.
- Organização das finanças pessoais – O pagamento dos créditos em conjunto permite uma margem de poupança, que poderá ser utilizada para outros projetos ou até para a criação de um fundo de emergência pessoal.
Apesar de ser competitivo para o utilizador, este processo pode ser um pouco lento e burocrático, o que pode levar a tempos de aprovação de vários dias.
Em Suma
Atualmente, pode tornar-se complexo gerir o orçamento familiar disponível e dar resposta a todos os compromissos financeiros, em tempo útil, sem deixar de conseguir atingir os objetivos pessoais. Neste sentido, torna-se imprescindível procurar soluções vantajosas para quem conta com, ou quer pedir, créditos.
Se conta com um crédito pessoal e um crédito à habitação e gostava de usufruir de melhores condições, então fundir os empréstimos numa só mensalidade pode fazer sentido. Através do crédito multifunções, conseguirá desfrutar de melhores condições de pagamento, assim como de taxas de juro mais baixas.
Se conta apenas com um crédito pessoal e pretende pedir um crédito à habitação, ou o contrário, esta solução também é uma possibilidade.
Apesar de ser um processo burocrático e, por vezes, demorado, pode valer a pena a espera. Ao juntar os créditos, não só conseguirá organizar melhor o seu orçamento disponível, como ainda poderá poupar consideravelmente.