Após o sucesso do primeiro fim de semana (20 e 21 de maio), a Câmara Municipal da Maia apresenta duas novas atividades dos “Percursos na Maia”, um conjunto de caminhadas que exploram o património natural e cultural do concelho.
Segundo informação disponibilizada pela Câmara Municipal da maia, apesar das vagas para os dias 27 e 28 de maio, já se encontrarem totalmente preenchidas, aqueles que ainda desejam participar têm uma opção disponível. No percurso do dia 27, será possível fazer a caminhada sem a visita às explorações agrícolas e, no dia 28, é possível participar sem o regresso de autocarro.
No sábado, dia 27 de maio, das 14h30 às 17h30, será possível descobrir o PR3 – Rota dos Produtos da Terra, um percurso circular de aproximadamente 4,6 Km, especialmente concebido para famílias. De acordo com a autarquia, esta é uma oportunidade para desfrutar de momentos de lazer e diversão, explorando a natureza e conhecendo o património cultural presente na Maia.
O ponto de partida será o Terreiro de Santo Ovídio, seguindo pelo núcleo de Santa Cristina e Rua do Gondão. A primeira paragem será na exploração agrícola Sweet Moranguinho, onde será realizada uma visita guiada. Em seguida, o percurso segue para a exploração da Hidroponia, onde os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre o cultivo hidropónico. O trajeto continua até à Exploração Agropecuária do Vale Leandro, passando pela Rua Central de Arcos, onde se encontra a casa onde nasceu e viveu D. José Alves Correia da Silva, Bispo de Leiria, responsável pelo processo de canonização dos pastorinhos de Fátima e pela construção do Santuário. A caminhada prossegue pela Avenida de São Fins até à Rua do Trolhinho, passando por campos semeados e excelentes exemplos de arquitetura vernacular, antes de regressar ao ponto de partida no Terreiro de Santo Ovídio.
No domingo, dia 28 de maio, das 09h30 às 12h30, terá lugar a descoberta do PR4 – Lugares no Alto de Folgosa e São Pedro Fins, um percurso linear de cerca de 6,1 Km. Esta atividade inclui uma aula gratuita de introdução à fotografia de exterior e natureza, conduzida por um formador. Além disso, os participantes terão a oportunidade de submeter as suas imagens à apreciação da organização, sendo que as melhores fotografias serão expostas e os vencedores serão premiados.
O percurso tem início na Capela Nossa Senhora da Luz, passando pelas freguesias de Folgosa e São Pedro Fins, estabelecendo uma ligação entre três Lugares do Alto: Capela Nossa Senhora da Luz, Monte de São Miguel-o-Anjo e Terreiro de Santo Ovídio.
De acordo com a Câmara Municipal da Maia, este conjunto de atividades “Percursos na Maia” foi criado a partir de uma candidatura da Litoral Rural e está organizado nas Freguesias de Folgosa e de São Pedro Fins. Os percursos destacam-se pelos seus recursos naturais e paisagísticos, bem como pelos atrativos locais existentes, proporcionando uma experiência única de ruralidade, ligada à exploração agrícola, à memória e ao regresso às origens, num ambiente de natureza, tranquilidade e segurança.
Estas atividades dos “Percursos na Maia” são o resultado de sugestões apresentadas pelos próprios munícipes durante o Processo Participativo da 2.ª revisão ao Plano Diretor Municipal. Desta forma, a Câmara Municipal da Maia explica que está a atender às necessidades e interesses da comunidade, promovendo o turismo sustentável e o desenvolvimento local.