A intervenção de reabilitação urbana no empreendimento habitacional dos Jardins do Sobreiro irá avançar em breve, com a realização de obra nos blocos 41 a 47. O objetivo principal desta intervenção, segundo a Câmara Municipal da Maia, é abrir o bairro à cidade, contando com a colaboração dos moradores.
Esta terça-feira, dia 6 de junho, ao final da tarde, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, apresentou o projeto elaborado pela Espaço Municipal aos moradores, mostrando-lhes o que será feito. O autarca destacou a importância da participação dos moradores no sucesso do projeto, mesmo com a intervenção a decorrer enquanto as pessoas habitam os edifícios.
“Em 2017, anunciei que este espaço passaria por uma revolução amigável, saudável e responsável, e disse que iríamos realizar obras e fazê-las bem. Essa revolução está em curso. Os outros blocos já foram reabilitados e agora vamos intervir nestes sete blocos, que inicialmente pensávamos demolir, mas depois decidimos mantê-los e dar-lhes uma função mais versátil”, explicou o autarca.
De acordo com a informação do munícipio, serão realizadas melhorias nos espaços públicos, semelhantes às já efetuadas noutras áreas do empreendimento. A intervenção inclui isolamento térmico nas fachadas e coberturas, substituição de esquentadores e cilindros por bombas de calor elétricas para aquecimento de águas sanitárias, instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica (em fase posterior) e renovação da imagem e envolvente exterior dos edifícios.
Outras intervenções, planeadas pela Câmara Municipal, envolvem a substituição de coberturas de amianto por coberturas de naturocimento com isolamento térmico, renovação do sistema de drenagem de águas pluviais, renovação das redes elétricas e instalação de iluminação LED nas áreas comuns, bem como a implementação de um novo sistema de campainhas. Serão também realizadas alterações para tornar os blocos acessíveis, incluindo a construção de elevadores externos e a adaptação das habitações.
No espaço público, está prevista a requalificação da Rua do Picoto, com a criação de novos passeios e arborização, bem como a pavimentação de vias. Será criada uma nova praceta pavimentada na zona nascente polivalente, que servirá como espaço informal de lazer, e serão criadas novas áreas ajardinadas nos arredores dos edifícios, incluindo um jardim central. Também estão planeados novos atravessamentos pedonais.
A intervenção permitirá organizar e aumentar a capacidade de estacionamento no interior do quarteirão dos blocos, incluindo a criação de caldeiras com arborização, e a implementação de um novo núcleo para resíduos urbanos na Rua do Picoto, com quatro equipamentos do tipo “Moloc”.
Segundo a autarquia, esta intervenção terá início nos blocos 41 e 42, sendo que o concurso será lançado na próxima semana. O projeto de reabilitação inclui ainda a construção do Bloco 58, com habitações de tipologia 1, e a construção de um novo Centro Comunitário, a Civibox.
O investimento total nestes projetos ultrapassa os 15,5 milhões de euros.