A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai fechar o espaço aéreo do Porto durante o período de maior intensidade de lançamento dos balões de São João, reforçando a necessidade de cumprir a tradição dentro do horário estabelecido para garantir a segurança de todos.
A área terminal e a zona de controlo do Porto estarão interditas das 21h45 do dia 23 de junho até à 01h do dia 24, sendo assim o único período em que os balões devem ser lançados. O lançamento dos balões de São João com mecha acesa pode representar perigo para a navegação aérea, incluindo riscos de colisão e interferência nas operações seguras das aeronaves.
A ANAC salienta que os balões de ar quente têm a capacidade de percorrer uma considerável distância horizontal em relação ao ponto de partida e atingir alturas imprevisíveis devido aos ventos predominantes, aumentando a possibilidade de serem sugados pelos motores das aeronaves, o que pode resultar em incidentes graves ou acidentes.
Para além dos riscos para a aviação, os balões de mecha acesa podem gerar falsos pedidos de resgate se forem confundidos com um sinal de socorro, representando também um perigo para os animais selvagens e domésticos que ingerem os detritos que caem em terra ou no mar.
A possibilidade de incêndios causados pelos balões também deve ser tida em conta, sendo proibido lançar balões com mecha acesa nos concelhos onde existe um nível de perigo de incêndio rural classificado como “muito elevado” ou “máximo”.