A torre de controlo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, deu autorização para a aterragem de um avião da Ryanair, mesmo quando outro avião, um A321neo da SATA, estava ainda na pista à espera de permissão para descolar, relataram fontes aeronáuticas à agência Lusa.
Em resposta à agência Lusa, a NAV Portugal informou que tomou conhecimento imediato do incidente que ocorreu na segunda-feira, dia 26 de junho, através do sistema de reporte de ocorrências. A NAV comunicou o incidente ao Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) e à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
As fontes aeronáuticas explicaram à Lusa que se tratou de um incidente grave, que só não teve outras consequências devido ao alerta do piloto do Boeing 737 da Ryanair, proveniente de Barcelona, que informou o controlador sobre a presença de outra aeronave na pista, um A321neo da SATA, que aguardava autorização para descolar com destino a Porto Santo. O piloto abortou a aterragem após o aviso.
“A NAV Portugal está a realizar uma investigação interna deste incidente, recolhendo neste momento os elementos necessários para a elaboração do seu relatório”, adiantou a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo.
Detetadas “falhas graves” no controlo de tráfego aéreo do Aeroporto Sá Carneiro