O Desportivo de Barca FC apresentou esta semana o projeto “Futebol Feliz”, que tem como objetivo proporcionar a oportunidade de aprender a jogar futebol e participar em competições oficiais federadas a todas as crianças e jovens do Concelho da Maia, de forma completamente gratuita. O projeto enfatiza uma abordagem desportiva orientada para o desenvolvimento pessoal, centrada no bem-estar dos participantes e não nos resultados desportivos.
Além de não ter custos para os participantes, o foco principal é garantir a felicidade das crianças e jovens. Em entrevista ao NOTÍCIAS MAIA, o Presidente do clube, Daniel Monteiro, afirmou: “Sabemos que nem todos têm o mesmo talento, as mesmas capacidades ou competências, por isso o objetivo é que todos tenham as mesmas oportunidades e todos se possam divertir a fazer o que gostam, que, no caso concreto, é jogar futebol. A nossa principal preocupação é a felicidade das crianças e jovens, e por isso procuramos dar as mesmas oportunidades a todos. Aqui todos participam e o resultado do jogo fica em segundo plano. Sem pressões, a nossa vitória é o sorriso no rosto de cada um dos nossos atletas no final da partida.”
A participação no projeto é totalmente gratuita, não havendo custos de inscrição ou mensalidades, para que todos tenham acesso, independentemente da situação financeira familiar. A gratuidade é possível graças ao trabalho voluntário de todos os colaboradores, ao apoio de sócios, empresas e particulares, bem como ao apoio financeiro da Câmara Municipal da Maia, que auxilia a atividade do clube e cobre o custo das inscrições dos atletas na Federação Portuguesa de Futebol.
“O desporto deve ser algo positivo, que contribua para o desenvolvimento pessoal, num ambiente de alegria, amizade, partilha e entreajuda. Só assim faz sentido”, afirmou o presidente do clube.
O Desportivo de Barca FC é uma coletividade fundada em 1945 e opera nas instalações desportivas no Monte de Santa Cruz, em Barca, na freguesia do Castêlo da Maia. O espaço está em processo de transição para a posse total pela Câmara Municipal da Maia, que planeia realizar uma requalificação estrutural, incluindo a instalação de um relvado sintético. “Esperamos que em breve possamos concluir o longo processo burocrático que temos enfrentado, para que a Câmara Municipal possa finalmente avançar com a obra. Usando a terminologia futebolística, a bola está do nosso lado, mas esperamos passá-la em breve para o Município, para que possa concretizar este sonho”, concluiu Daniel Monteiro.