O presidente brasileiro, Lula da Silva, destacou esta quarta-feira, dia 19 de julho, o “momento excecional” das relações diplomáticas entre o Brasil e Portugal, fazendo uma ironia sobre o número de brasileiros que têm se mudado para Portugal.
“O Brasil vive um momento excecional na sua relação com Portugal”, afirmou o chefe de Estado brasileiro, citado pelo Diário de Notícias, em entrevista à imprensa internacional em Bruxelas, após participar de uma cimeira de dois dias entre a União Europeia e a América Latina e o Caribe.
Lula da Silva ironizou: “Se em 1500 Portugal descobriu o Brasil, em 2023 o Brasil descobriu Portugal, ou seja, devido à quantidade de brasileiros que Portugal possui atualmente, em breve serão mais numerosos do que a população portuguesa”.
De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), os brasileiros continuam a ser a principal comunidade estrangeira residente em Portugal, representando 30,7% do total no ano passado. Além disso, a comunidade brasileira foi a que mais cresceu em 2022, com um aumento de 17,1% em relação a 2021, totalizando 239.744 pessoas.
Questionado sobre as conversas que teve com o primeiro-ministro português durante a cimeira europeia em Bruxelas, Lula da Silva mencionou que não discutiu “a guerra com António Costa”.
“Aliás, eu não tive uma reunião bilateral com António Costa. Eu tinha tentado marcar uma conversa com ele para discutir outros assuntos e fortalecer nossa relação, mas ele teve que sair mais cedo, então não foi possível”, acrescentou.
António Costa tem pena que em Portugal não se fale com o sotaque brasileiro