Na última semana, a Câmara Municipal da Maia e a Espaço Municipal promoveram a 1.ª Sessão Participativa do projeto europeu “EHHUR – Eyes, Hearts, Hands, Urban Revolution” no Centro Comunitário de Vermoim e do Sobreiro (CCVS). Este projeto conta com o apoio do Programa Horizonte Europa.
De acordo com a Câmara Municipal da Maia, a primeira sessão contou com uma forte adesão e participação dos moradores dos Jardins do Sobreiro, que estão envolvidos no processo de reabilitação dos Blocos 41 e 42. A intervenção nesses blocos terá início ainda este ano, no âmbito do Programa 1.º Direito, que visa apoiar o acesso à habitação.
Ainda segundo a autarquia, durante a sessão, os moradores participaram de um exercício de reflexão sobre a importância da reabilitação e a criação de um espaço urbano mais inclusivo e aberto à comunidade. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de escolher, por meio de um processo de votação interativa, os revestimentos preferenciais para as cozinhas e casas de banho a serem reabilitadas.
O evento contou com o apoio e participação de entidades parceiras do município e da Espaço Municipal no projeto EHHUR, incluindo a Agência de Energia do Porto (AdEPorto), a EDP_New e a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).
O projeto EHHUR é um dos sete projetos a nível europeu aprovados no âmbito das “Missões da União Europeia”.