Com a chegada à Maia de novos radares de velocidade, está é uma informação que lhe vai poupar muitas dores de cabeça.
O uso de radares de velocidade é uma prática comum e muitos condutores já foram multados por excesso de velocidade, muitas vezes devido a distrações ao volante. Existem diferentes tipos de radares, alguns que calculam a velocidade imediata e outros que calculam a média entre dois pontos. No entanto, nem sempre o condutor sabe imediatamente se será multado.
Após ser multado, o condutor recebe uma notificação por carta informando da infração. No entanto, é possível consultar antecipadamente se tem multas pendentes. Para isso, existem dois portais online disponíveis.
Através do Portal das Contraordenações, o condutor pode consultar informações sobre multas, processos abertos e penas acessórias. Também é possível apresentar defesas através de requerimentos, verificar o estado dos pedidos e solicitar o pagamento das multas em prestações.
Outra opção é utilizar o Balcão do Condutor no ePortugal. Neste portal, é possível encontrar os mesmos dados apresentados no Portal das Contraordenações Rodoviárias, mas com uma disposição diferente. O condutor pode verificar informações sobre a carta de condução, os pontos associados e as contraordenações cometidas.
Na secção das contraordenações, é possível obter detalhes como o número de infrações cometidas, o tipo de contraordenações, o local onde ocorreram as infrações, a fase do processo, a sanção acessória, entre outras informações relevantes.