A Câmara Municipal da Maia está prestes a concretizar um projeto que visa preservar as memórias do seu território, em constante evolução.
O novo Museu de Memórias da Terra da Maia surge como uma iniciativa para captar testemunhos, textos e fotografias que retratem o passado do concelho, de acordo com o jornal Público. Prevê-se o lançamento do museu virtual no final do Verão, um passo importante para fortalecer a ligação afetiva dos “novos maiatos” com a região, como resultado do processo colaborativo que conduziu à revisão do Plano Diretor Municipal da Maia.
O museu virtual será um repositório de testemunhos, textos e fotografias relacionados com o passado do concelho da Maia. Baseia-se em duas fontes principais: o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia e os mapas colaborativos produzidos durante a revisão do Plano Diretor Municipal. Antes de iniciar a recolha de testemunhos, a equipa responsável pelo projeto identificou cerca de 30 pontos relacionados com profissões, personalidades locais, lugares e eventos festivos.
Ainda de acordo com o Público, as histórias recolhidas abrangem uma ampla variedade de narrativas, desde aqueles que viveram diretamente os acontecimentos até aqueles que são descendentes diretos ou tiveram contato com testemunhas oculares. Embora grande parte do material recolhido seja armazenado num repositório virtual da Câmara Municipal, não estará excluída a possibilidade de um futuro museu físico.