Na noite de segunda-feira, dia 24 de julho, a Polícia Judiciária (PJ) deteve três influencers, com idades entre os 23 e os 27 anos, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, por alegados abusos sexuais cometidos contra uma mulher de 22 anos em Coimbra.
De acordo com o Jornal de Notícias, os suspeitos, que possuem milhares de seguidores nas redes sociais, foram detidos após regressarem de uma estadia no estrangeiro. A investigação aponta que os homens terão conhecido a vítima durante uma festa realizada num estabelecimento noturno em Coimbra, no mês de abril de 2023. Aproveitando-se do facto de a jovem estar alcoolizada, acompanharam-na até sua casa, onde terão praticado “atos sexuais de relevo”, de acordo com o comunicado emitido pela PJ.
O JN afirma ainda que o crime em questão é considerado abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, que pode resultar em pena de até oito anos de prisão, ou dez anos de prisão quando envolve cópula ou coito, conforme previsto no Código Penal. A gravidade da acusação é semelhante à de violação.
Segundo o mesmo jornal, a vítima apresentou queixa imediatamente em abril de 2023, mas apenas recentemente a PJ conseguiu localizar os três suspeitos, diferente da informação inicial que mencionava apenas dois suspeitos. Os influencers foram detidos após a sua chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, provenientes do estrangeiro.
De acordo com a decisão de um juiz de instrução e após o interrogatório, os suspeitos foram libertados e estão sujeitos a medidas cautelares. tendo que se apresentar duas vezes por semana na esquadra da PSP ou no posto da GNR da sua área de residência. Além disso, estão proibidos de contactar a vítima e de regressar à cidade de Coimbra.