O Programa Estratégico do Parque Metropolitano da Maia, aprovado esta semana pela Câmara Municipal, inclui planos para duas zonas destinadas ao desporto de formação, que podem vir a acolher os centros de estágio do FC Porto e do Boavista, segundo avançou o jornal O Jogo.
Segundo o jornal, esta decisão surge no seguimento das informações de que a construção da Academia do FC Porto no referido Parque foi confirmada, sendo o outro espaço possivelmente destinado ao Boavista, caso o clube manifeste interesse.
Ainda de acordo com fontes próximas ao assunto, citadas pelo jornal O Jogo, o desejo de ter um novo terreno para o centro de estágio tem sido um objetivo do presidente do Boavista, Vítor Murta. Atualmente, estão a ser desenvolvidos esforços para concretizar esse objetivo, e as conversações entre a Direção do clube axadrezado e a autarquia liderada por António Silva Tiago estão em curso.
Ainda que nenhuma decisão tenha sido tomada, a aprovação do projeto foi descrita como “essencial para a cidade” pelo presidente da Câmara Municipal da Maia. Além de representar um investimento no desporto, o projecto é visto como “um importante instrumento orientador no planeamento e ordenamento do território” naquela área do município.